top of page
BANNER2.png

Jesus Cristo nos deu dois grandes mandamentos sob os quais a vida de um cristão deve se guiar: amar a Deus acima de tudo, e amar ao próximo como a si mesmo. Mas, na prática, e segundo a Bíblia, no que isso implica?

Mt 22:37-38 (KJ 1611)
"Respondeu-lhe Jesus: Tu amarás o Senhor teu Deus
de todo
o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua mente.
Este é o primeiro e grande mandamento."

O primeiro grande mandamento e a sua APLICAÇÃO.

Para amarmos a Deus de TODO o nosso CORAÇÃO, ALMA e MENTE, precisamos, antes disso, entender melhor sobre OS ATRIBUTOS DE DEUS, e um texto que deixa isso bem evidente é 1 João 1:5.

1Jo 1:5 (KJ 1611)
"Então esta é a mensagem que dEle ouvimos, e vos declaramos:

Que Deus é luz, e não há nEle treva alguma."

A luz de Deus representa a Sua SANTIDADE, e as trevas TUDO aquilo que é OPOSTO à Sua Luz, à Sua Palavra, aos Seus mandamentos e ao Seu querer.
Deste modo, percebemos que em Deus não há contradição, NEM HÁ ESPAÇO para pecado, impurezas, transgressões, falhas e defeitos.
Deus é Luz: APENAS, SOMENTE, E COMPLETAMENTE LUZ.

Quem ama a Deus acima de tudo, tem comunhão APENAS COM ELE, e absolutamente NENHUMA COMUNHÃO COM AS TREVAS, pois a comunhão com as trevas ANULARIA a comunhão COM DEUS, QUE É SÓ LUZ.

1Jo 1:6 (KJ 1611)
"Se nós dissermos que temos comunhão com Ele,
e andarmos
em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade."

A palavra comunhão significa a UNIÃO de dois ou mais indivíduos que possuem VALORES, PENSAMENTOS E ATITUDES IGUAIS E SINÉRGICAS; é andar de COMUM ACORDO e para A MESMA DIREÇÃO; é fazer de dois ou mais UM SÓ, sem NENHUMA DIVERGÊNCIA (o que já seria TREVAS).
A Bíblia deixa claro, portanto, que se você TEM comunhão com Deus, você NÃO PODE DIVIDI-LA com a comunhão COM AS TREVAS: em outras palavras, se você diz ser de Deus, NÃO PODE, DE JEITO NENHUM, ANDAR EM PECADO, DESOBEDIÊNCIA, DISCORDÂNCIA E REBELIÃO À LUZ.
Se em Deus NÃO HÁ TREVAS, e você diz SER UM COM ELE, você o estaria BLASFEMANDO ao dizer que é UM com Ele enquanto PECA, DESOBEDECE e anda CONTRÁRIO À SANTIDADE. Nesse caso, você seria UM MENTIROSO.
Está dando pra entender que NÃO EXISTE cristão verdadeiro PECADOR?

Permanecer em Cristo é ter COMUNHÃO COM ELE: É NÃO PECAR!

1Jo 3:6
"Qualquer que permanece nEle
não peca;

qualquer que peca não o viu e nem o conheceu."

Entendidos esses princípios, percebemos que 1 João 3:6 é apenas uma REAFIRMAÇÃO de 1 João 1:5-6, que é uma reafirmação de TODO o Novo Testamento. O cristão anda SOMENTE NA LUZ, e ISTO é AMAR A DEUS com TODO o seu CORAÇÃO, ALMA E MENTE! Já o contrário, É MENTIRA!
Colocando isso NA PRÁTICA, portanto, uma pessoa que DESEJA SER CRISTÃ e ter COMUNHÃO COM DEUS, vai EXTERMINAR da sua vida TUDO aquilo que seja TREVAS. Do contrário, ela NÃO TERÁ PARTE COM ELE.

O ARREPENDIMENTO É O ATO DE SAIR DAS TREVAS: REPROVÁ-LAS!

1Jo 1:7 (KJ 1611)
"Mas se andamos na luz, assim como Ele está na luz,
temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo,
seu Filho,
nos purifica de todo o pecado."

Sabendo que em Deus há SOMENTE LUZ, e NENHUMA TREVA, só podermos ter COMUNHÃO COM ELE se ANDARMOS ASSIM COMO ELE: APENAS NA LUZ. Isso se dá ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO.
Não podemos dizer que AMAMOS A DEUS se continuamos andando em TREVAS, se continuamos PECANDO e desobedecendo à Sua Santidade; não podemos dizer que o amamos se nossas atitudes são OPOSTAS às dEle.

Ef 5:11 (KJ 1611)
"E não tenhais comunhão com as obras infrutíferas

das trevas, mas, antes, reprovai-as."

O arrependimento nos faz LARGAR O ERRO, ABANDONAR O PECADO, EXTIRPAR A DESOBEDIÊNCIA, REPROVAR AS TREVAS; e só por meio dele alcançamos A PURIFICAÇÃO DE TODOS OS PECADOS através do sangue de JESUS CRISTO. E uma vez PUROS de TODO O PECADO, estamos andando NA LUZ igual DEUS ANDA NA LUZ: porque não há mais TREVAS em nós, pois NÃO PECAMOS MAIS e somos UM COM DEUS E COM CRISTO!

AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO É FAZER TUDO QUE ELE DISSE, e o primeiro mandamento tem VÁRIAS CAMADAS ao longo do Novo Testamento: são todos os COMANDOS que Ele te deu.

Jo 14:15 (KJ 1611)
"
Se vós me amais, guardai os Meus mandamentos."

Além de parar de pecar, Deus também nos manda nos AFASTARMOS de pessoas que são TREVAS (porque elas PECAM e se RECUSAM a andar na luz ASSIM COMO DEUS ESTÁ NA LUZ). Apenas quem AMA a Deus, de fato, guarda (OBEDECE) os Seus mandamentos, e fica FÁCIL de IDENTIFICÁ-LOS: quem o ama, FAZ; quem não o ama, CONTINUA em algum tipo de TREVAS.

2Co 6:14-18 (KJ 1611)
"Não estejais
unidos em jugo desigual com incrédulos,
pois que companheirismo tem a justiça com a injustiça?
E que comunhão tem a luz com as trevas?
E que harmonia há entre Cristo e Belial?
Ou que parte tem o crente com o infiel?
E que acordo tem o templo de Deus com os ídolos?
Porque vós sois o templo do Deus vivo, como Deus disse:
Eu habitarei neles e andarei dentro deles; e Eu serei o seu Deus,
e eles serão o Meu povo. Portanto, saí do meio deles, e separai-vos,
diz o Senhor. E não toqueis em coisa imunda, e Eu vos receberei;
e serei Pai para vós, e vós sereis meus filhos e filhas,
diz o Senhor Todo-Poderoso."

União, companheirismo, comunhão, harmonia e parte SÃO A MESMA COISA; e quem tem comunhão com Deus, tem comunhão APENAS COM A LUZ, e NÃO ANDA MAIS nem tem mais AMIZADES ou VÍNCULOS com pessoas que andam EM TREVAS.
Perceba que a Bíblia faz uma EQUIVALÊNCIA entre INCRÉDULOS, INJUSTOS, TREVAS, BELIAL (O DIABO) e os INFIÉIS. E por quê? Pois VOCÊ É UM SÓ COM AQUILO QUE VOCÊ SEGUE E FAZ!! Se você é incrédulo, você é das trevas e do diabo; se você é injusto (pecador), você é das trevas do diabo; se você é infiel, você é das trevas e do diabo - ou seja, NÃO TEM COMUNHÃO COM O SANTO DEUS QUE É APENAS LUZ!
Ter VÍNCULOS com essas pessoas REPROVADAS é o mesmo que ANDAR EM TREVAS, o que ANULA A SUA COMUNHÃO COM A LUZ, e te manifesta, segundo a palavra de Deus, COMO MENTIROSO (1Jo 1:6).
Tá dando de perceber que até agora, a Bíblia fala A MESMA COISA?
Você só pode SER FILHO DE DEUS sendo UM com Ele e com a Luz, e isso é INALCANÇÁVEL enquanto possuir ELOS com quem é das TREVAS! É por isso que Deus diz que te RECEBERÁ, no FUTURO, como filho ou filha, se PRIMEIRO você se SEPARAR de quem anda EM TREVAS: os INFIEIS, INJUSTOS, INCRÉDULOS, resumindo, OS PECADORES!

E mesmo sem a necessidade de se repetir, A BÍBLIA SE REPETE, e fala que ATÉ DE QUEM SE CHAMA DE IRMÃO (pessoas que se dizem CRISTÃS), mas ainda PECAM, O CRISTÃO VERDADEIRO DEVE SE SEPARAR!

1Co 5:11 (KJ 1611)
"Mas, agora, escrevi que não vos mantenhais na companhia
de
qualquer homem que chamado de irmão
seja um fornicador,
ou avarento, ou idólatra, ou caluniador, ou beberrão, ou extorquidor;

com o tal nem ainda comais."

O que Deus fala, COM DIVERSAS PALAVRAS E DE DIVERSOS JEITOS, é que A LUZ NÃO TEM COMUNHÃO COM AS TREVAS, e que se você diz ser de Deus, TAMBÉM NÃO PODE TER!
Deus é luz, e Seus filhos e filhas são luz, mas QUEM PECA E LHE DESOBEDECE OFENDE A DEUS, E É DAS TREVAS!

2Tm 3:5 (KJ 1611)
"tendo aparência de piedade, mas negando o poder dela.
Destes,
afasta-te."

Alguém que tem aparência de piedade (qualidade de quem é PIO e SANTO), mas NEGA o poder dela, é alguém que CONTINUA PECANDO, andando em TREVAS e DESOBEDIÊNCIA, mas DIZ ter COMUNHÃO COM DEUS. São pessoas que NEGAM o poder de Cristo para LIBERTÁ-LOS e PURIFICÁ-LOS de todo o pecado, que acham que é IMPOSSÍVEL NÃO PECAR, e por isso também são INCRÉDULAS (mesmo que se autoproclamem cristãs). Segundo a Bíblia, elas são MENTIROSAS!

Tg 4:4 (KJ 1611)
"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo
é inimizade contra Deus? Qualquer que quiser ser amigo do mundo,
torna-se um inimigo de Deus."

Agora que entendemos que a luz NÃO PODE ter comunhão com as trevas, que um cristão NÃO PODE ter parte com um pecador (nem que esse se autoproclame cristão), entendemos o significado das palavras ADÚLTEROS E ADÚLTERAS no texto do versículo acima. Tratam-se daqueles que TRAEM A DEUS ao se misturarem com as TREVAS, assim cometendo ADULTÉRIO ESPIRITUAL.
São as pessoas que NÃO LARGAM aqueles que andam conforme o curso desse mundo (OS PECADORES e HIPÓCRITAS QUE SE DIZEM CRISTÃOS),  e portanto fazem jus ao adjetivo que levam: ADÚLTEROS E ADÚLTERAS!
OS VERDADEIROS CRISTÃOS NÃO SÃO ADÚLTEROS, pois eles são UM com o seu Deus e andam na luz COMO ELE ESTÁ NA LUZ: não se misturando nem tendo comunhão ALGUMA com as TREVAS. Do contrário, como você já leu e repito: ELES TAMBÉM SÃO TREVAS E INIMIGOS DE DEUS!

CONCLUSÃO SOBRE
O PRIMEIRO MANDAMENTO

Apenas quem tem comunhão com Deus o ama de verdade, e estes foram libertados de todo pecado, são puros, não pecam mais, são obedientes à Palavra e não convivem nem possuem mais vínculos com os pecadores, hipócritas e desobedientes a Jesus Cristo.

Os santos andam na luz como Deus andou na luz, e a vida deles é inteiramente dedicada a servi-lo em sacrifício vivo, santo e agradável.

O segundo grande mandamento e a sua APLICAÇÃO.

Mt 22:39 (KJ 1611)
"
E o segundo é semelhante a este:
Tu amarás o teu próximo como a ti mesmo."

Agora que entendemos o significado e APLICAÇÃO do primeiro mandamento, e que os cristãos NÃO TÊM COMUNHÃO COM PECADORES, fica fácil de tirar o elefante da sala que muitos HEREGES usam para defender a NÃO SEPARAÇÃO entre os justos e os injustos.

Mt 9:10-13 (KJ 1611)
"E aconteceu que, estando Jesus em casa sentado à mesa, eis que,
chegaram muitos publicanos e
pecadores, e sentaram-se juntamente
com Jesus e Seus discípulos. E os fariseus, vendo isso, perguntaram
aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos
e pecadores? Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes:

Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os que estão enfermos. Ide, pois, e aprendei o que significa isto: Eu quero misericórdia,
e não sacrifício; porque Eu não vim para chamar os justos,

mas os pecadores ao arrependimento."

Jesus Cristo NÃO TINHA comunhão com os pecadores, mas foi apenas pregar-lhes a Verdade para que eles pudessem SER SALVOS DOS SEUS PECADOS.
Do mesmo modo, nós, os verdadeiros cristãos, também NÃO TEMOS COMUNHÃO COM ELES, pois obedecemos à Palavra de Deus que nos manda FICARMOS LONGE DELES. Isso significa, portanto, que a única interação entre um JUSTO e um PECADOR é para o propósito da PROPAGAÇÃO DO EVANGELHO, de modo que a verdade CHEGUE ao pecador, assim como chegou ao justo ENQUANTO ELE AINDA ERA UM PECADOR, e eventualmente esse pecador, assim como ele, BUSQUE A VERDADE E SEJA CONVERTIDO.
Isso significa que estamos PROIBIDOS de pegar um Uber, ir ao supermercado ou a um restaurante, já que o mundo inteiro está cheio de pecadores? CLARO QUE NÃO. Tudo deve ser aplicado no seu devido contexto e com BOM SENSO. E significa que devemos falar do evangelho para todas as pessoas que encontramos? Não necessariamente, mas se Deus te mover para falar, FALE (desde que você O VIVA)!

Compreendida e RESPEITADA a questão da comunhão, vínculos, amizades e elos, podemos finalmente entender o que é AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.
O amor ao próximo é a capacidade de colocar-se EM SEGUNDO LUGAR para priorizar o bem-estar do outro: QUER SEJA ELE SEU AMIGO, QUER SEJA SEU INIMIGO! E quando fala-se em BEM-ESTAR, é ÓBVIO que EXCLUI-SE o prazer que o outro tem de PECAR: o cristão NÃO FINANCIA O PECADO DE NINGUÉM, ele não vai ajudar ninguém a comprar drogas!
Aquele que AMA, NEGA-SE a si mesmo para atender às necessidades do outro, de forma GENUÍNA, e não por mera OBRIGAÇÃO. E o amor, assim como a fé, SÓ É VERDADEIRO E VIVO SE PROVADO COM AÇÕES!

Tg 2:14-17 (KJ 1611)
"Pois qual é o proveito, meus irmãos, se um homem disser que tem fé,
e não tiver as obras? Poderá a fé salvá-lo? Se uma irmã ou um irmão estiverem
nus, carentes do alimento diário, e algum de vós lhe disser:
Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos;
e não lhes derdes
as coisas necessárias para o corpo, qual será o proveito?
Assim é a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma."

Deste modo, entendemos que o cristão verdadeiro é aquele que não só ama a Deus (e prova isso através da sua OBEDIÊNCIA ao evangelho na hora de largar o pecado e se SEPARAR de pecadores), mas também AMA O SEU PRÓXIMO (manifestando este amor pelas suas ATITUDES PARA COM ELE).
No caso do versículo acima, o CRISTÃO VERDADEIRO que vê OUTRO CRISTÃO passando necessidade NÃO HESITA EM AJUDÁ-LO, mas vai e SUPRE AS SUAS NECESSIDADES da melhor forma possível, tendo em vista que trata-se de outro MEMBRO DO CORPO DE CRISTO, que tem COMUNHÃO COM ELE, pois tem COMUNHÃO COM DEUS.
O cristão, portanto, que AMA O SEU IRMÃO e o encontra DESABRIGADO, sem hesitar o leva para a sua casa E O ABRIGA SEM PEDIR NADA EM TROCA! Isso é AMOR VERDADEIRO - ISSO É AMAR OS SEUS IRMÃOS. É ajudá-los a CARREGAR A CRUZ e SOFREREM JUNTOS POR CRISTO JESUS!

O amor posto EM PRÁTICA, segundo a Palavra de Deus, é justamente isso! Os santos ajudam os santos, e AMBOS BRILHAM PARA DEUS. Aquele que tem para dar, BRILHA AO AJUDAR aquele que não tem; e aquele que não tem, BRILHA AO DAR ESPAÇO para que aquele que tem o ajude. DEUS fez tanto o pobre quanto o abastado, e apesar de nem todo membro ser igual, CADA UM SE AJUDA COMO LHES SÃO CONCEDIDAS AS HABILIDADES PELO TRONO DE DEUS!
Não podemos exigir que AS MÃOS CAMINHEM, assim como não podemos exigir que OS PÉS LAVEM A LOUÇA. Mas precisamos compreender que as mãos só chegam até a cozinha COM A AJUDA DOS PÉS, e que os tênis só são calçados COM A AJUDA DAS MÃOS!

2Co 8:14-15 (KJ 1611)
"mas para igualdade; para que neste tempo presente,
a vossa abundância possa suprir a falta deles,
para que também a sua abundância supra a vossa falta,
e haja igualdade; como está escrito:
O que muito colheu não teve sobras;
e o que pouco colheu, não teve falta."

A verdadeira igreja SEMPRE FOI ASSIM, e SEMPRE ANDOU EM AMOR. Não é porque você não a vê que ela tenha DEIXADO DE EXISTIR, mas não se vê a igreja verdadeira justamente porque ela OBEDECE AO PRIMEIRO MANDAMENTO E ESTÁ SEPARADA DA FALSA IGREJA QUE ANDA EM TREVAS!

At 2:44-45 (KJ 1611)
"E todos os que criam estavam juntos
e tinham todas as coisas em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam
com todos os homens, conforme cada homem necessitava
."

Os verdadeiros cristãos ainda existem, e eles seguem o Novo Testamento INTEIRAMENTE, pois eles são UM com Deus, E LHE OBEDECEM!

Fp 2:4 (KJ 1611)
"Não atente cada um para suas
próprias coisas,
mas cada qual também para as coisas dos
outros."

Os santos, DE FATO, colocam-se em SEGUNDO LUGAR para ajudar o próximo. Ora, ELES SÃO SANTOS!!!

Eles não são pessoas INTERESSEIRAS, CARNAIS, INVEJOSAS E EGOÍSTAS, pois tudo isso É TREVAS, e A LUZ NÃO TEM COMUNHÃO COM AS TREVAS!

1Co 13:4-7 (KJ 1611)
"A caridade é sofredora, e é benigna; a caridade não é invejosa;
a caridade
não se vangloria, não se envaidece, não se comporta indecentemente, não busca os seus interesses, não se irrita facilmente,
não pensa mal; não se regozija com a iniquidade, mas regozija
com a
verdade; sofre todas as coisas; crê em todas as coisas,
espera em todas as coisas,
suporta todas as coisas."

Os salvos SÃO AS BENDITAS OVELHAS DO SENHOR, pessoas que foram LIBERTADAS do poder das trevas e vivem em SACRIFÍCIO VIVO e SANTO para Deus, E LHE SERVEM DE VERDADE: ELES AMAM OS SEUS IRMÃOS, e HERDARÃO O REINO PARA REINAR COM JESUS CRISTO!

Mt 25:31-40 (KJ 1611)
"Quando o Filho do homem vier em Sua glória, e todos

os santos anjos com Ele, então Ele se assentará no trono da Sua glória.
E diante dEle serão reunidas todas as nações; e Ele separará
umas das outras, como o pastor separa suas ovelhas dos bodes.
E Ele colocará as ovelhas à Sua mão direita, mas os bodes à esquerda.
Então o Rei dirá aos que estiverem à Sua mão direita:
Vinde, benditos de Meu Pai, herdai o reino
que vos está preparado desde a fundação do mundo.
Porque Eu tive fome, e deste-Me de comer;
Eu tive sede, e deste-Me de beber;
Eu era um estrangeiro, e Me acolhestes;
despido, e Me vestistes; Eu estava enfermo
e Me visitastes; Eu estive preso, e fostes até Mim.
Então os justos lhe responderão, dizendo:
Senhor, quando Te vimos com fome, e Te alimentamos?
Ou com sede, e Te demos de beber?
E quando nós Te vimos estrangeiro, e Te acolhemos?
Ou despido, e Te vestimos?
E quando Te vimos enfermo ou na prisão, e fomos visitar-Te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá:
Na verdade Eu vos digo que quando o fizestes
ao menor destes Meus irmãos, a Mim o fizestes."

Assim como os SALVOS têm comunhão entre si e são UM com Cristo, Cristo tem comunhão com eles e é UM com eles. Isto significa que tudo o que os benditos filhos de Deus fizeram em amor aos seus irmãos, ELES O FIZERAM AO PRÓPRIO JESUS CRISTO.
Os salvos são ovelhas OBEDIENTES, pessoas que PROVAM que seu amor é GENUÍNO pelas suas ATITUDES. Eles AGEM, não simplesmente falam; eles FAZEM, não simplesmente ouvem; eles SÃO, não simplesmente DIZEM QUE SÃO! ELES SÃO OS BENDITOS DE DEUS!

Mas o amor deles é TÃO GRANDE E VERDADEIRO que eles não apenas estendem as mãos aos seus irmãos, mas também AOS SEUS INIMIGOS.

Rm 12:20 (KJ 1611)
"Portanto, se o teu inimigo tiver fome, alimenta-o;
se ele tiver sede, dá-lhe de beber; porque fazendo isto,
amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça."

Amar os seus inimigos, diferente do que os falsos pastores ensinam, NÃO É ACEITÁ-LOS NA SUA VIDA, pois isso seria SE REBELAR CONTRA O PRIMEIRO MANDAMENTO E CONTRA DEUS!
Contudo, também não significa VIRAR AS COSTAS para quem PRECISA DE AJUDA, como um FILHO DO DIABO FARIA - ou você esqueceu que Deus faz CHOVER sobre os justos E SOBRE OS INJUSTOS?
Amar os seus inimigos (os pecadores que não buscam a Deus para serem salvos do pecado) é fazer o que a BÍBLIA disse: não o odeie, não o despreze, mas trate-o com amor através das suas AÇÕES, desde que você NÃO DESRESPEITE AS DEMAIS REGRAS DE DEUS!
Alguém que falou mal de você pelas costas veio pedir comida? DÊ! Alguém que xingou os seus irmãos quer algo seu emprestado? DÊ, NÃO PEÇA DE VOLTA, E NEM CONTE COM A DEVOLUÇÃO! Em outras palavras: SEJA INCULPÁVEL TANTO DIANTE DE DEUS QUANTO DIANTE DO DIABO!

Mt 5:39-42 (KJ 1611)
"Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal;
mas, se qualquer te bater na face direita,
oferece-lhe também a outra.
E, se algum homem te processar na lei, e tomar a tua túnica,

permite-lhe levar também a tua capa. E, quem quer que te obrigar
a caminhar uma milha,
vai com ele duas. a quem te pede,
e ao que quiser tomar de ti emprestado, não lhe vires as costas."

Passamos a entender que o amor ao próximo, segundo a Bíblia, é muito diferente do FALSO AMOR MUNDANO que é propagado por aí.
O amor segundo Deus não tem parte NENHUMA com as trevas nem COM QUEM é das trevas, e não se trata de andar de MÃOS DADAS com quem COSPE na Palavra de Deus nem ficar de CONVERSINHA, mas se traduz em AMÁ-LO SENDO LUZ, e não AMÁ-LO SENDO TREVAS! Se Deus NÃO PASSA A MÃO NA CABEÇA DO PECADOR e vai queimá-lo no inferno, muito menos o cristão é CONIVENTE COM O PECADO E MUNDANISMO ALHEIO!

1Pe 2:12 (KJ 1611)
"Sendo o vosso comportamento honesto entre os gentios,
para que,
apesar de falarem mal de vós, como falam de malfeitores,
possam glorificar a Deus no dia da visitação,
pelas boas obras que em vós hão de contemplar."

Os gentios, no versículo de Pedro, é uma referência às pessoas que não são salvas (OS PECADORES). É a Bíblia se repetindo MAIS UMA VEZ.
Faça o bem, SEM OLHAR A QUEM, e mesmo que eles FALEM MAL DE VOCÊ, hão de dar graças a Deus pelo dia que VOCÊ OS AJUDOU com as suas BOAS OBRAS que eles, de fato, CONTEMPLARAM E NÃO PODEM NEGAR!
Em outras palavras, FAÇA ATÉ O SEU INIMIGO AGRADECER PELA SUA VIDA!

Por último, NÃO ESQUEÇA DO CONTEXTO!

Mt 7:6 (KJ 1611)
"Não deis o que é santo aos cães, nem lanceis aos porcos
as vossas pérolas,
para que não suceda que as pisem com os seus pés,
e voltando-se novamente,
vos despedacem."

Os CÃES e os PORCOS são os PECADORES, INIMIGOS DE DEUS e, portanto, OS SEUS INIMIGOS. O diabo tentará lançar CILADAS NO SEU CAMINHO para que você DESOBEDEÇA A DEUS enquanto ACHA QUE LHE ESTÁ OBEDECENDO, explorando uma possível IMATURIDADE ESPIRITUAL.
Se Deus te mandou SE SEPARAR DAS TREVAS, NÃO ANULE O PRIMEIRO MANDAMENTO PARA CUMPRIR O SEGUNDO! Se você teve que CORTAR ALGUÉM DA SUA VIDA, NÃO A TRAGA DE VOLTA PARA ELA A NÃO SER QUE DEUS, INDUBITAVELMENTE, APROVE QUE ISSO ACONTEÇA: e se este for o caso, a pessoa NÃO ESTARÁ MAIS EM TREVAS, pois ela só pode ter COMUNHÃO COM VOCÊ SE ANDAR NA LUZ ASSIM COMO DEUS ESTÁ NA LUZ: COMPLETAMENTE NA LUZ, SEPARADA DE TODAS AS TREVAS!
Além disso, ajudar o seu inimigo NÃO É TRAZÊ-LO PARA DENTRO DA SUA CASA: isso seria LANÇAR PÉROLAS AOS PORCOS E O QUE É SANTO AOS CÃES! CONHEÇA OS SEUS LIMITES, E TEMA A DEUS ACIMA DE TUDO!

CONCLUSÃO SOBRE
O SEGUNDO MANDAMENTO

Amar o próximo como a si mesmo é, antes de tudo, lembrar-se que se você tem comunhão com Deus e anda na luz como Ele está na luz, não permitirá que as trevas se misturem com a sua luz para que você não se torne trevas.

Concluindo, não haverá comunhão entre luz e trevas, e a luz só pode amar conforme a Bíblia descreve o amor: não despreze, não odeie, estenda a mão, não negue ajuda, e seja inculpável até diante dos seus inimigos.

Você cumpre os dois mandamentos com perfeição? Se sim, você é filho de Deus; se não, escolha logo o seu lado, pois o Senhor está vindo para separar a luz das trevas PARA SEMPRE!

CONTEÚDO AUXILIAR

bottom of page