
A HERESIA DO CRISTÃO PECADOR
É de comum conhecimento ouvirmos que o cristão é um pecador que se arrepende todo dia, que Cristo entende a batalha do cristão com o pecado, mas que Ele perdoa os nossos pecados passados, presentes e futuros, pois Ele é o nosso Advogado fiel que só nos santificará de verdade quando formos glorificados.
Você sabia que essa é uma mentira deslavada do diabo para te levar pro inferno?
Versículos utilizados para perverter a verdade:
1Jo 1:8
"Se dissermos que não temos nenhum pecado,
enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós."
1Jo 1:10
"Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo um mentiroso,
a Sua palavra não está em nós."
1Jo 2:1
"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis;
e se algum homem pecar, temos um Advogado com o Pai,
Jesus Cristo, o Justo."
DESTRUINDO A HERESIA
Ao longo de todo o Novo Testamento, a Palavra nos ensina que os cristãos são novas criaturas santificadas (ex-pecadoras), mas o diabo é especialista em distorcer a verdade: e ele tentou fazer isso até mesmo contra Jesus.
Veremos abaixo que a Bíblia não entra em contradição e fala sempre a mesma coisa, desde que saibamos entender o contexto de cada fala e possamos examiná-las sem a influência corrompida daquele que quer nos prender no pecado e na incredulidade: Satanás.
#1 - O capítulo precisa ser lido no seu devido contexto e NÃO PODE SE CONTRADIZER, por isso é importante entender a base de tudo: Deus é Luz, e nEle não há treva alguma (PECADO ALGUM).
1Jo 1:5 (KJ 1611)
"Então esta é a mensagem que dEle ouvimos, e vos declaramos:
Que Deus é luz, e não há nEle treva alguma."
#2 - Logo de início, a Palavra diz que se dissermos que temos comunhão com Deus (que somos CRISTÃOS), mas andarmos em trevas (EM PECADO), somos MENTIROSOS. Em palavras mais diretas, diz que se pecamos NÃO TEMOS COMUNHÃO COM DEUS. Isto de antemão evidencia que o versículo 8 é PERVERTIDO pelos hereges, ou entraria em CONTRADIÇÃO com o versículo 5 e com os demais que leremos.
1Jo 1:6 (KJ 1611)
"Se nós dissermos que temos comunhão com Ele,
e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade."
#3 - Se pularmos rapidamente para o evangelho de João, veremos uma fala direta de JESUS afirmando que quem COMETE PECADO é servo (ESCRAVO) do pecado. Se cruzarmos esta fala com o versículo que analisamos por último, Deus está dizendo A MESMA COISA em palavras diferentes: quem anda em trevas (QUEM PECA) serve ao diabo, portanto não pode dizer que tem COMUNHÃO COM DEUS - e se diz, MENTE pra Deus e pra si mesmo.
Jo 8:34 (KJ 1611)
"Respondeu-lhes Jesus: Na verdade, na verdade Eu vos digo:
Todo aquele que comete pecado é servo do pecado."
#4 - Prosseguindo ao versículo 7, encontramos o significado de arrependimento: andar na luz COMO ELE ESTÁ NA LUZ. Isto implica em NÃO PECAR MAIS, pois em Deus não há TREVA ALGUMA (e o cristão deve andar ASSIM COMO ELE). Em seguida, vemos a obra que Jesus faz naqueles que verdadeiramente se arrependem: ELE OS PURIFICA DE TODO O PECADO. O diabo entra em cena mais uma vez para dizer que a purificação de Jesus é INCOMPLETA ou que é um PROCESSO, fazendo o leitor depositar INCREDULIDADE na obra de Cristo e no Seu poder. Além disso, as pessoas que dizem que andam na luz, MAS PECAM, atendem a mais uma obra do diabo sem perceber: elas BLASFEMAM a Deus. Já as verdadeiras ovelhas depositam FÉ nas palavras de Jesus, e não nas distorções do diabo, e são PURIFICADAS DE TODO O PECADO.
1Jo 1:7 (KJ 1611)
"Mas se andamos na luz, assim como Ele está na luz,
temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo,
seu Filho, nos purifica de todo o pecado."
#5 - Levando em conta TUDO que compreendemos, o real sentido do versículo 8 é que você só pode ser SALVO DOS SEUS PECADOS se você, de fato, PECA. Do contrário, estaria chamando Jesus Cristo de mentiroso, pois do que você precisaria ser salvo SE NUNCA PECOU? Logo, o versículo NÃO SE DIRIGE A UMA PESSOA REGENERADA, mas a um pecador: alguém que AINDA NÃO FOI SALVO dos seus pecados e precisa de Jesus.
1Jo 1:8 (KJ 1611)
"Se dissermos que não temos nenhum pecado,
enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós."
#6 - Após afirmar que é preciso ADMITIR-SE como pecador para poder SER SALVO DOS SEUS PECADOS, João se dirige ao PECADOR e lhe apresenta a solução: confesse seus pecados (agora que você admite que É um pecador), e seja PERDOADO e PURIFICADO de TODA a injustiça por Jesus!
O leitor, no entanto, manipulado pelo diabo, geralmente desconsidera tudo que aprendeu nos versículos anteriores (de que quem peca NÃO TEM COMUNHÃO COM DEUS, e de que Jesus PURIFICA o pecador de TODOS os seus pecados), e ignora a obra PERFEITA de PURIFICAÇÃO de Jesus.
1Jo 1:9 (KJ 1611)
"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos
perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."
#7 - Para concluir, João reforça o que disse antes diretamente aos pecadores (PESSOAS QUE NÃO FORAM SALVAS AINDA): você precisa ADMITIR QUE PECA pra poder ser salvo DOS SEUS PECADOS, a não ser que você queira chamar Jesus de mentiroso e o Seu sacrifício de DESNECESSÁRIO, já que você NUNCA PECOU E NÃO PRECISA SER SALVO!
O versículo não se refere aos salvos, mas aos que PRECISAM SER SALVOS!
1Jo 1:10 (KJ 1611)
"Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo um mentiroso,
e a Sua palavra não está em nós."
#8 - Nem João nem o Espírito Santo são esquizofrênicos, apesar do diabo querer fazer parecer que sim. A Bíblia inteira fala a MESMA COISA: o salvo é um EX-PECADOR, pois foi LIBERTADO DO PECADO POR JESUS.
1Jo 3:6 (KJ 1611)
"Qualquer que permanece nEle não peca;
qualquer que peca não o viu e nem o conheceu."
#9 - Quem comete pecado É DO DIABO, pois NÃO NASCEU DE NOVO!
1Jo 3:8 (KJ 1611)
"Aquele que comete pecado é do diabo;
porque o diabo peca desde o princípio.
Para este propósito o Filho de Deus foi manifestado:
para que Ele pudesse destruir as obras do diabo."
#10 - Quem nasceu de Deus, NÃO COMETE PECADO!
1Jo 3:9 (KJ 1611)
"Aquele que é nascido de Deus não comete pecado; porque a Sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus."
#11 - Os salvos são aqueles que foram LIBERTADOS DO PECADO!
Rm 6:22 (KJ 1611)
"Mas agora, tendo sido libertados do pecado,
e tendo-vos tornado servos de Deus,
tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna."
Agora que entendemos que o cristão não é mais um pecador, que lembramos que a Bíblia não pode se contradizer, e que aprendemos a detectar as artimanhas do diabo para pôr a palavra de Deus em oposição contra si mesma e aflorar a incredulidade nas pessoas, vejamos do que se trata 1 João 2:1.
#01 - O versículo se aplica a duas situações:
1ª) Ao pecador (a pessoa que NÃO FOI SALVA): Jesus está DISPOSTO a salvá-la dos seus pecados, pois FOI PARA ISTO QUE ELE VEIO, e a perdoará e a PURIFICARÁ (como lemos em 1 João 1:9), sendo um Advogado fiel que não vai CONDENÁ-LA se ela verdadeiramente SE ARREPENDER E ANDAR NA LUZ COMO ELE ESTÁ NA LUZ: NÃO PECAR MAIS.
2º) Aos bebês em Cristo (pessoas recém regeneradas que são espiritualmente IMATURAS): estas pessoas, devido à falta de experiência nas batalhas espirituais com o diabo, podem tropeçar e fazer coisas que Deus não aprova. Isto, no entanto, não se trata de PECADO VOLUNTÁRIO, que são atitudes de quem tem um coração em trevas, mas de decisões erradas ou até negligências por IGNORÂNCIA. Uma vez percebido seu erro, essa pessoa imatura em Cristo SERÁ CASTIGADA PELO SENHOR, vai sofrer por um tempo porque viu que ERROU contra o seu Deus, e NÃO CAIRÁ MAIS NAQUELE ERRO!
1Jo 2:1 (KJ 1611)
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e se algum homem pecar, temos um Advogado com o Pai, Jesus Cristo, o Justo."
#02 - Existem DOIS tipos de pecado: o MORTAL e o NÃO MORTAL.
O cristão, se imaturo espiritualmente, é passível de cometer o pecado que NÃO CONDUZ À MORTE, que são erros e deslizes por IGNORÂNCIA e TEMPORÁRIOS (falar um palavrão, se deixar levar pela raiva, esquecer que não pode ficar no meio de pessoas pecadoras, etc.). Não existe cristão que peca por ignorância REPETIDAMENTE, pois a partir da primeira vez que aquele erro aconteceu e foi PERCEBIDO, as demais não podem ser mais por ignorância, mas serão VOLUNTÁRIAS E CONSCIENTES.
João não se contradiz ao dizer que o cristão não peca, mas é preciso entender a diferença entre pecado VOLUNTÁRIO e ERROS POR BURRICE!
Uma coisa é esbarrar com o pé na mesa, outra é jogar a mesa no pé!
1Jo 5:16-17 (KJ 1611)
"Se alguém vir o seu irmão pecar um pecado que não seja para morte,
deverá orar, e Deus dará vida àquele cujo pecado não é para morte.
Há um pecado que leva à morte, eu não digo que se deve orar por este.
Toda a injustiça é pecado, e há pecado que não é para morte."
#03 - Quem é nascido de Deus NÃO PECA, pois é VIGILANTE e GUARDA- SE a si mesmo, COM FÉ E OBEDIÊNCIA, para não ofender o seu Deus. Eles resistem ao diabo, o diabo não os toca (apesar de os tentar), e Jesus os IMPEDE DE CAIR!
1Jo 5:18 (KJ 1611)
"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que é gerado por Deus guarda-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca."
Tg 1:12 (KJ 1611)
"Abençoado é o homem que resiste a tentação; porque, tendo sido posto à prova, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam."
Jo 14:15 (KJ 1611)
"Se vós me amais, guardai os meus mandamentos."
Tg 4:7 (KJ 1611)
"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."
Jd 1:24 (KJ 1611)
"Ora, Àquele que é poderoso para impedir-vos de cair,
e para apresentar-vos sem defeito,
diante da presença de Sua glória, com abundante alegria"
1Co 10:13 (KJ 1611)
"Não vos tem sobrevindo tentação que não seja comum aos homens;
mas Deus é fiel, o qual não permitirá que sejais tentados acima
do que sois capazes; mas também com a tentação fará um caminho
para escapar, para que sejais capazes de suportá-la."
#04 - O PECADO VOLUNTÁRIO É MORTAL! Se você sabe que Deus quer que você seja SANTO, mandou NÃO PECAR MAIS, e disse que pode te LIBERTAR DO PECADO, continuar pecando é DESPREZAR e CUSPIR na Palavra de Deus, e vai te levar à CONDENAÇÃO ETERNA.
Hb 10:26-27 (KJ 1611)
"Porque se pecamos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados. Porém uma expectação terrível de juízo, e uma indignação ardente que há de devorar os adversários."
#05 - Jesus vai destruir toda árvore (SER HUMANO) que produz frutos ruins (PECADO), que é outra palavra para INIQUIDADE.
Mt 7:17-19 (KJ 1611)
"Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, mas a árvore corrompida produz frutos ruins. Não pode a árvore boa dar frutos ruins, nem pode a árvore corrompida dar frutos bons. Toda a árvore que não produz frutos bons corta-se e lança-se no fogo."
Mt 13:41-42 (KJ 1611)
"O Filho do Homem enviará os seus anjos, e eles colherão do Seu reino tudo que escandaliza, e os que praticam a iniquidade; e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes."
Is 13:9 (KJ 1611)
"Eis que o dia do SENHOR chega, cruel, tanto com cólera
quanto ira violenta, para deixar a terra desolada;
e Ele extirpará dela os pecadores."
CONCLUSÃO
As falsas igrejas, falsos pastores e falsas doutrinas utilizam a Bíblia distorcidamente para desprezar a obra salvífica do Senhor Jesus Cristo, que é a libertação e purificação de um pecador dos seus pecados.
Elas ignoram todo o contexto dos capítulos, e assim como usam Romanos 7 para falar que o cristão é carnal (sendo que no mesmo capítulo, assim como nos posteriores, é dito que o cristão não é carnal), utilizam 1 João para falar que o cristão é pecador (embora o próprio capítulo explique, pelo menos três vezes, que o cristão é quem anda na luz como Deus está na luz, foi purificado de todo pecado e de toda a injustiça, e nos capítulos posteriores - assim como no restante do Novo Testamento -, que os salvos são literalmente santos).
São os pecadores que Jesus virá destruir, e o inferno é designado para o diabo, seus anjos e os pecadores. Se você ainda é pecador, quer se autoproclame cristão ou não, você irá para o inferno caso morra nos seus pecados, e o nome de Cristo não vai te salvar, pois a salvação é a santificação que você negou - sem a qual você não verá a Deus!
CONTEÚDO AUXILIAR
COMO LIDAR COM UM HEREGE?
Herege é uma pessoa que perverte ou segue perversões do evangelho: é alguém altera verdade do Novo Testamento e não se submete a ela mesmo depois de corrigido e repreendido.
Exemplos comuns de hereges são as pessoas que dizem que o cristão é pecador, que pecamos todo dia, que só seremos santos no céu, ou que Jesus é um anjo, que precisamos guardar o sábado, etc. Trata-se de alguém que segue ou defende aquilo que a Bíblia não fala, e por isso se rebela contra Deus.
Tt 3:10-11 (KJ 1611)
"Ao homem que é herege, depois da primeira e segunda admoestação, rejeita. Sabendo que aquele que é assim está pervertido e peca, estando condenado em si mesmo."
Após termos mostrado a verdade para a pessoa em heresia, se ela a continua rejeitando, nosso dever como cristãos é rejeitar essa pessoa: não debata mais com ela, não gaste saliva com defunto, corte-a da sua vida.
Seu grau de afetividade por essa pessoa não muda o fato de que ela está em heresia, é pervertida e peca, e ele jamais pode te levar a abrir uma exceção para ela e tratá-la com algum tipo de favoritismo: isto seria fazer acepção de pessoas, o que seria uma afronta aos mandamentos de Deus.